Ensino Técnico e Tecnológico

É possível aproximar situação escolar da situação de trabalho?
A educação profissional, até a década de 80, resumia-se na capacitação ostensiva de mão-de-obra para a produção em série e padronizada. Entretanto, um novo cenário econômico e produtivo, a velocidade e a intensidade de informações e do crescente desenvolvimento tecnológico, o mercado de trabalho sofreu grandes transformações tornando-se mais exigente e menos tolerante a falta de qualificação profissional.
Atualmente, o mercado de trabalho procura profissionais cada vez mais polivalentes e preparados para enfrentar as diversas dificuldades desse ambiente competitivo.
Cenários como a internacionalização dos negócios, novos segmentos e concorrência total passaram a ser cada vez mais comuns e com tantas variáveis que a não qualificação pode representar perdas significativas para as organizações do momento.
Por esse motivo e como resposta a esse mercado, a educação profissional busca diversificar programas e cursos profissionais atendendo as diversas áreas do conhecimento e maximizando os números de profissionais qualificados disponíveis no mercado.
Sendo assim, a qualificação profissional não é mais vista por um olhar simplista, muito menos como um instrumento assistencialista, mas sim, como uma arma estratégica de acesso ao pensamento científico, tecnológico e profissional por todos os cidadãos.
A nova LDB, com a lei 9394/96, vem para confirmar esse pensamento.
A educação profissional integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduzindo ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. (Capítulo III, Art. 39 – LDB).
Parágrafo Único. O aluno matriculado ou egresso do ensino fundamental, médio e superior, bem como o trabalhador em geral, jovem ou adulto, contará com a possibilidade de acesso à educação profissional.
Capítulo IV – Da Educação Superior (Art. 43)
II - formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira e colaborar na sua formação contínua;
III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
IV - promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
V - suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual. sistematizadora do conhecimento de cada geração; VI - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
VII - promover a extensão, aberta a participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição. (Fonte:
www.mec.gov.gov.br)

Diante desses dados, podemos afirmar que não só é possível aproximar a situação escolar da situação de trabalho como a resposta a essa pergunta representa o principal objetivo do ensino técnico e tecnológico do país. Concretizar essa aproximação é cumprir o propósito de trazer a oportunidade de compreensão desse novo cenário preparando o jovem a esse mercado de trabalho.

Fique Atento:

Processo seletivo Vestibulinho 2º sem/2009: de 04/05/09 até as 15 horas do dia 29/05/09 através do site http://www.vestibulinhoetec.com.br.
Processo seletivo Vestibular 2º Sem/2009: de 30/04/09 até as 15 horas do dia 27/05/09 através do site
http://www.vestibularfatec.com.br.

Para ambas as inscrições todas as Etec’s e Fatec’s deverão disponibilizar atendimento na própria unidade.

3 Comments:

  1. meus instantes e momentos said...
    passando para te desejar um bom dia.
    Maurizio
    Emerson said...
    Acho que podemos tirar situações da aréa de trabalho para aprendizado e podemos usar situações do ensino para aprimorar-mos no ambiente de trabalho, isso vem se tornando comum, por exemplo, muitas empresas investem no ensino para capacitar seu empregador e assim melhorar seu rendimento na empresa.

    Parábens pelo blog professora e continue assim!!!!! abraços
    Unknown said...
    Prezada Professora, bom dia!
    Temo que verdades sejam delineadas! O processo educacional, e a cultura educacional, são ações de longo caminhar. O ensino técnico e tecnológico passou por várias modificações desde 1909. Antigo! E não foi na década de 80 que este processo se deu. A forma, na qual, o ensino técnico e tecnológico opera se formou ao longo do século 20. E não a partir da LDB de 96. Os CEFET's, e mais modernamente os Institutos Federais, possuem um ensino que previlegia a formação do cidadão. Seu ensino integrado ao ensino médio, onde o jovem possui educação integral, é muito antigo. Filosofia, sociologia, música, teatro, além de matemática, português e as disciplinas propedêuticas e técnicas fazem parte das matrizes curriculares desde muito tempo. Convido-a a conhecer a história das Escolas Técnicas, CEFET's e, agora, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Um abraço, Marcos Couto

Post a Comment




 

Download por Bola Oito e Anderssauro